A SANTÍSSIMA TRINDADE e São Tomas de Aquino
A SANTÍSSIMA TRINDADE e São Tomas de Aquino
Sou católico!
A religião que sigo é cheia de dogmas, questão de fé que tem que ser aceitas, jamais discutidas, mas mesmo assim muitas vezes tentaram explicá-las, sem bom resultado.
Um dos casos é o da Santíssima Trindade, que resume a serem três pessoas em um só Deus, de igual valor e tamanho, Deus Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo.
Esse é um dogma plenamente aceito, e tem como nome Santíssima Trindade, mas não impediu a doutores da igreja tentassem explicá-lo sem grande mérito.
Conta a estória que São Tomas de Aquino ao escrever a Suma Teológica, uma das obras mais importantes de Filosofia e Teologia, como um dos pilares do Catolicismo, tentava resolver esse dogma.
Até que um dia passeando na praia viu um menino que havia cavado um pequeno buraco na areia, e com um dedal carregava um pouco de água do mar até o buraco, depois vinha e colocava mais.
São Tomas indignado com aquilo, abandonou seus pensamentos e perguntou a criança o que ela pretendia com aquilo.
A criança respondeu:
---Pretendo colocar a água do oceano neste buraco! O que de pronto São Tomás respondeu:
---Mas isto é impossível!
---É mais fácil eu conseguir meu intento do que o senhor resolver o dilema que está a meditar.
---O que me dizes?
---Explicar a Santíssima Trindade!
Estudei em colégio de religiosos e esta estória nos era contada pelos padres, mas não me impediu, de estudar, e meditar minha vida inteira para resolver o problema.
Afinal quem resolvesse isto saberia a verdadeira forma de Deus.